Percepção dos feirantes de Picuí - Paraíba sobre produtos orgânicos e práticas agroecológicas
Palavras-chave:
agroecologia, comercialização, feira livre, conhecimento, sustentabilidadeResumo
Este trabalho teve como objetivo principal avaliar a percepção dos feirantes do município de Picuí, Paraíba sob a perspectiva de seu conhecimento em produtos orgânicos e a origem dos produtos comercializados. A técnica de comercializar alimentos agroecológico apresenta uma importância relevante para a saúde humana e a sua produção está relacionado à sustentabilidade. O estudo firmou-se como uma pesquisa básica e de campo, com observação direta sobre fontes primárias. Foram realizadas entrevistas com 31 vendedores de frutas, folhosas e verduras, sendo as informações anotadas através de questionários simples, cada um contendo 16 questões abordando principais pontos como quantidade de comerciantes produtores e conhecimento sobre as práticas agroecológicas. Em resposta aos questionários uma pequena quantidade de feirantes ressaltou produzir seus produtos a serem comercializados. Os dados coletados foram analisados compondo médias em porcentagem para discussão da situação atual.Referências
AESA. Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, 2011.
BITTENCOURT, G. A.; BIANCHINI, V. Agricultura familiar na região sul do Brasil,Consultoria UTF/036-FAO/INCRA, 2006.
GODOY, Wilson Itamar; ANJOS, Flávio Sacco dos. O perfil dos feirantes ecológicos de Pelotas-RS. Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007, p. 1461-1464.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2012.
MALUF, Renato S. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 299-322, abr. 2004.
SILVA, Nilcéia de Jesus Alves da. A produção hortigranjeira no município de Maringá. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Geografia. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR: 2006.
VIEIRA, Luiz Fernando. Agricultura e Agroindústria Familiar. Revista de Política Agrícola, Brasília, v. VII, n. 1, p.11-23, Jan./Mar. 2008.