Os multiníveis da transição agroecológica e a construção de circuitos de produção e consumo sustentáveis
Resumo
O sistema agroalimentar cumpre uma função convergente, pois é através da produção, processamento, distribuição e consumo de alimentos que se materializam opções políticas, socioculturais, éticas, dentre outras. Ao se analisar o processo de transição agroecológica, verifica-se que recentemente incorporou-se uma perspectiva que extrapola o agroecossistema como unidade de análise, agregando um nível específico referente a uma cultura de sustentabilidade do sistema agroalimentar. O objetivo do presente artigo é realizar uma reflexão acerca dos principais desafios da aplicação dos conceitos de transição agroecológica nas redes agroalimentares alternativas. Conclui-se que, foram obtidos avanços importantes na sociedade civil e em políticas públicas, através da perspectiva da reconexão de consumidores e agricultores.Referências
BECKER, C.; ANDERSSON, F. S.; MEDEIROS, P. M. Inovação e controle social na produção e comercialização de alimentos ecológicos: institucionalizando a confiança? Revista Agriculturas, v.10, p.18 - 21, 2013.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 2000. 653p.
GLIESSMAN, S. R.; ROSADO-MAY, F. J.; GUADARRAMA-ZUGASTI, C.; et al. Agroecología: promoviendo una transición hacia la sosteniblidad. Revista Agroecologia Vol. 1 (2), p. 3-21. 2006.
PETERSEN, P. Editorial. Revista Agriculturas, v.10, p.1, 2013.