A bolsa verde como instrumento de conservação dos recursos naturais na Amazônia Legal
Resumo
A política pública Bolsa Verde foi criada em setembro de 2011 no âmbito do Ministério do Meio Ambiente para beneficiar agricultores familiares, extrativistas e ribeirinhos. A remuneração pelos serviços ambientais se dá por meio da gestão e conservação dos recursos naturais praticadas por esses tipos de famílias. O artigo teve como objetivo discutir os resultados da política Bolsa Verde na região da Amazônia Legal, além de diagnosticar e divulgar os benefícios gerados pelo programa. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e informações nos órgãos públicos que buscaram resgatar informações do processo de acesso das famílias a política Bolsa Verde, bem como os primeiros resultados. A política Bolsa Verde estimulou ainda mais os agricultores familiares, extrativistas e ribeirinhos a continuar conservando e manejando os recursos naturais da Amazônia, visto que assim, as gerações futuras terão acesso a esses recursos.Referências
ALCANTARA, T. P. N. A importância da conservação dos recursos naturais. Revista Don Domênico, v. 4, n. 1, p. 1-12, jan., 2011.
Ministério do Meio Ambiente. Divulgação Bolsa Verde. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/bolsa-verde/item/8928> Acesso em: 26. mar. 2015.
OLIVEIRA, L. R.; ALTAFIN, I. G. PROAMBIENTE: uma política de pagamento de serviços ambientais no Brasil. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/9/421.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2015
FAO/ONU.Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Recursos Naturais, 2014. Disponível em: <http://www.fao.org/docrep/012/i0765pt/i0765pt13.pdf.> Acesso em: 20 mar. 2015.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 6. Políticas Públicas.