Fortalecimento das estratégias de comercialização da batata agroecológica no Território da Borborema

Autores

  • Emanoel Dias Silva Assessor Técnico da ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia
  • Diógenes Pereira Fernandes Assessor Técnico da ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia
  • José Rodrigues Pacífico Silva Estagiário da ASPTA, Agroecólogo, UEPB
  • Eliane Silva Freire Estagiária da ASPTA, Graduanda em Agronomia, UFPB
  • Lucas Braz Barbosa Estagiário da ASPTA, Graduando em Agroecologia, UFPB

Resumo

A experiência aqui sistematizada objetiva apresentar como as estratégias de comercialização da batata agroecológica vem dinamizando a rede de agricultores experimentadores e fortalecendo a transição agroecológica no agreste da Borborema. Foram realizadas visitas a 126 propriedades em 8 municípios com o objetivo de levantar informações sobre o manejo da cultura da batata, volumes de produção e estratégias de comercialização. Para cada família visitada foram aplicados questionário e entrevistas semiestruturada. Sendo assim, verifica-se que a revitalização da batata agroecológica vem se consolidando como uma experiência capaz de articular um conjunto de organizações de assessoria técnica, pesquisa e as famílias agricultoras na produção de alimentos para o consumo familiar, geração renda e articulação de políticas públicas de acesso aos mercados da agricultura familiar. Palavras-Chave: Agricultura Familiar; geração de renda; metodologias participativas;

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

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