Perfil do Consumidor de Produtos Agroecológicos Comercializado na Ecofeira em Cuiabá- MT
Palavras-chave:
Consumo, qualidade de vida, alimentosResumo
Objetivou-se identificar o perfil do consumidor de produtos orgânicos comercializados na Ecofeira realizada no campus da UFMT em Cuiabá, atividade resultante de um premiado projeto de extensão da Universidade. A pesquisa foi realizada no mês de abril de 2014, com uma amostragem de 46 consumidores. A relevância do estudo justifica-se pela escassez de pesquisas na área principalmente no estado de Mato Grosso. Identificou que a clientela tem informação suficiente sobre produtos orgânicos e para a 91% dos entrevistados, o fator que estimula no momento da compra é a qualidade de vida e saúde que esses alimentos proporcionam. Por meio dos resultados, pode-se concluir que a Ecofeira apresenta bom potencial de expansão, pois 81% responderam que tem muito interesse pelos produtos orgânicos e 96% indicaria para terceiros, visto que é a primeira feira exclusiva de produtos orgânicos de Cuiabá.Referências
KOTLER, Philip; KELLER, Kelvin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
NORGAARD, R. B.; SIKOR, T. O. Metodologia e prática da agroecologia. In: ALTIERI, M.A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002.
SCHULTZ, Glauco; NASCIMENTO, Luiz Felipe M; PEDROSO, Eugenio A: As cadeias produtivas de alimentos orgânicos do município de Porto Alegre/RS frente a evolução das demandas do mercado: Logísitica de produção e/ou de distribuição. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2001. Disponível em http://www.fearp.usp.br/egna/resumos/Schultz.pdf. Acesso em: abril de 2015.
TERRAZZAN, P.; VALARINI, P. J. Situação do mercado de produtos orgânicos e as formas de comercialização no Brasil. Informações Econômicas, SP, v.39, n.11, nov. 2009. Dispinivel em: ftp://ftp.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/ie/2009/tec3-1109.pdf. Acesso em: abril de 2015.