Construção do conhecimento agroecológico pela articulação ensino, pesquisa e extensão: uma proposta do Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Maria Fernanda de Albuquerque Costa Fonseca Maria do Carmo Cavalcanti de Albuquerque Costa e Mauricio André de Albuquerque

Resumo

A articulação ensino, pesquisa e extensão proposta pelo Programa Rio Rural do Governo do estado do Rio de Janeiro, estruturada por meio de uma rede, foca nos princípios da agroecologia e contribui para a construção do conhecimento agroecológico, iniciada na década de 90 do século XX. As organizações parceiras (EMATER, PESAGRO, UFRuralRJ, EMBRAPA, ABIO, MAPA, SEBRAE, entre outras) desenvolvem atividades de formação em agroecologia usando metodologia de oficinas, seminários, vivências, que envolveram 1.500 pessoas (técnicos e agricultores). Essas atividades permitiram além da capacitação, por exemplo, aumentar o número de produtores orgânicos do Rio de Janeiro cadastrados no MAPA, criar grupos de trabalho para elaboração de normalizações e submissão de projetos à editais públicos, identificar e solucionar demandas e desafios para o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica e de base agroecológica.

Referências

PEGORER, A.P.P.; Produto nº 13 da consultoria para Desenho de Metodologia de Formação Agroecológica e apoio aos Grupos de Interesse da Rede de Pesquisa em Microbacias Hidrográficas, outubro de 2014. 56 pg.

PEGORER, A.P.P.; Produto nº 16 da consultoria para Desenho de Metodologia de Formação Agroecológica e apoio aos Grupos de Interesse da Rede de Pesquisa em Microbacias Hidrográficas, dezembro de 2014. 75 pg.

MACHADO, C.T.T.; VIDAL, M.V, Avaliação Participativa do Manejo de Agroecossistemas e Capacitação em Agroecologia Utilizando Indicadores de Sustentabilidade de Determinação Rápida e Fácil. Documento 173, EMBRAPA CNP-Cerrados, Dez. 2006.

NICHOLLS, C.I; et all, Método agroecológico rápido e de fácil acesso na estimativa da qualidade do solo e saúde do cultivo em vinhedos. CASRD/UFSC, 2003.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências