Características, estratégias, gargalos, limites e desafios dos circuitos curtos de comercialização de produtos orgânicos no Rio de Janeiro: as feiras.

Autores

  • Maria Fernanda de Albuquerque Costa Fonseca Maria do Carmo Cavalcanti de Albuquerque Costa e Mauricio André de Albuquerque
  • Lucia Helena Maria de Almeida
  • Nathalia Fendeler Colnago

Palavras-chave:

produtos orgânicos, feiras orgânicas, garantias orgânicas, preço de venda.

Resumo

A partir do referencial teórico da Sociologia Econômica, a pesquisa teve como objeto as relações sociais que contribuem para os mercados de produtos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro, foram abordadas por meio de estudo de caso: as feiras orgânicas. O estudo visou: (1) contextualizar e caracterizar este canal de comercialização responsável por parte do escoamento da produção orgânica (controlada ou não) do estado; (2) analisar as estratégias de acesso a este canal; (3) realizar levantamento de preço de venda, tipo produto, embalagens, procedimentos de avaliação da conformidade e informação das qualidades dos produtos orgânicos. Foram identificadas 19 iniciativas em todo o estado de feiras orgânicas e/ou da agricultura familiar. De posse dos dados levantados em 10 experiências (53%), foram realizadas 03 oficinas nas regiões estudadas (serrana, centro e norte) cujas discussões e propostas servem para políticas públicas com enfoque na construção do conhecimento agroecológico.

Biografia do Autor

  • Maria Fernanda de Albuquerque Costa Fonseca, Maria do Carmo Cavalcanti de Albuquerque Costa e Mauricio André de Albuquerque
    zootecnista, mestrado e doutorado na UFRRuralRJ/CPDA. Pesquisadora da PESAGRO-RIO/EENF, no tema meracdos de produtos de qualidade específica.
  • Nathalia Fendeler Colnago
    advogada, bolsista iniciação cientíifca FAPERJ

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Publicado

2009-12-31