Características, estratégias, gargalos, limites e desafios dos circuitos curtos de comercialização de produtos orgânicos no Rio de Janeiro: as feiras.
Palavras-chave:
produtos orgânicos, feiras orgânicas, garantias orgânicas, preço de venda.Resumo
A partir do referencial teórico da Sociologia Econômica, a pesquisa teve como objeto as relações sociais que contribuem para os mercados de produtos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro, foram abordadas por meio de estudo de caso: as feiras orgânicas. O estudo visou: (1) contextualizar e caracterizar este canal de comercialização responsável por parte do escoamento da produção orgânica (controlada ou não) do estado; (2) analisar as estratégias de acesso a este canal; (3) realizar levantamento de preço de venda, tipo produto, embalagens, procedimentos de avaliação da conformidade e informação das qualidades dos produtos orgânicos. Foram identificadas 19 iniciativas em todo o estado de feiras orgânicas e/ou da agricultura familiar. De posse dos dados levantados em 10 experiências (53%), foram realizadas 03 oficinas nas regiões estudadas (serrana, centro e norte) cujas discussões e propostas servem para políticas públicas com enfoque na construção do conhecimento agroecológico.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
6. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/Economia