Mercado institucional no Rio de Janeiro: modalidade de venda direta de produtos orgânicos por agricultores familiares.
Palavras-chave:
produtos orgânicos, compras governamentais, garantias orgânicas, custo de produção, preço de venda.Resumo
A partir do referencial teórico da Sociologia Econômica, a pesquisa teve como objeto as relações sociais que contribuem para a construção do mercado institucional de produtos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro. Foi abordado por meio de estudos de caso de entrega de produtos convencionais e orgânicos que visaram: (1) contextualizar e caracterizar este canal responsável pelo escoamento de parte da produção familiar do estado; (2) analisar estratégias de acesso ao mercado institucional; (3) realizar levantamento de preço de venda, tipo produto, custo de produção e de avaliação da conformidade dos produtos orgânicos. De posse dos dados levantados foram realizadas 03 oficinas cujas discussões servem para políticas públicas. O estudo mostrou a possibilidade de geração de renda para agricultores familiares (orgânicos ou não) do Rio de Janeiro com aumento das compras governamentais e de emprego e renda para os jovens rurais, saídos das escolas técnicas agrícolas.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
7. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/ Polítivcas Públicas