Perfil de pós-graduandos na área de Ciências Agrárias sobre o interesse pessoal acerca da temática agroecológica
Palavras-chave:
Pesquisa de opinião, saberes agroecológico, construção, Scrito sensuResumo
A formação do saber agroecológico tem como fonte saberes empíricos e acadêmicos, possibilitando um diálogo sustentável entre as partes envolvidas. Atualmente muitos são os grupos acadêmicos que trabalham esta temática, porém ainda existe uma desinformação e desinteresse muito grande desta temática por parte dos estudantes de cursos de pós graduação em Ciências Agrárias. Logo o objetivo deste trabalho foi descrever o interesse pessoal acerca da temática agroecológica entre alunos de pós-graduação na área de Ciências Agrárias. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Lavras, com a utilização de questionários simplificados e avaliados pela metodologia quali-quantitativa, aplicados a alunos de pós-graduação. Os resultados demonstram que existe pouco interesse ou informação sobre a temática e que ações de disseminação de conhecimento precisam ser implementadas com maior ênfase dentre os pesquisados.Referências
ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária. 2002. 592 p.
COSTA, M.B.B. Formação superior em Agroecologia: a experiência da Universidade Federal de São Carlos. Agriculturas. Vol.7, N. 4, Págs. 26-28. Rio de Janeiro - RJ, 2010.
GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
NORDER, L.A.C. A Agroecologia e a diversidade na educação. Agriculturas. Vol.7, N. 4, Págs. 29-33. Rio de Janeiro - RJ, 2010.
SATO, M. Educação para o ambiente amazônico. Tese (doutorado em Ecologia de Recursos Naturais) Universidade de São Carlos, São Paulo, 1997.
SOUZA, J.T.A. ;FARIAS, A. A. ;LUCENA, J.N. ;FERREIRA, T. C. ;OLIVEIRA, S.J.C. Métodos de adubação orgânica e manejo do solo, na cultura da palma forrageira no cariri paraibano. Polêmica, v. 12, p. 511, 2013.
THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa e Ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.