Efeito da Adubação Orgânica nas Características Radiculares do Girassol Ornamental
Palavras-chave:
Helianthus annus L., esterco bovino, ornamentaçãoResumo
O girassol é bastante utilizado na alimentação humana e animal, também apresenta aptidão ornamental e propriedades medicinais. Considerando que os nutrientes minerais têm funções específicas e essenciais no metabolismo das plantas, para garantir adequada produtividade, o manejo da adubação deve visar manutenção de teores médios a elevados de fósforo e potássio no solo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da adubação orgânica em parâmetros radiculares do girassol anão de jardim. O delineamento experimental foi inteiramente casualizados, com 5 tratamentos, T1 (0% de esterco); T2 (2,5 % de esterco); T3 (5,0% de esterco ); T4 (7,5% de esterco) e T5 (10,0% de esterco) e 5 repetições. Houve acréscimo linear no comprimento radicular em função das doses de esterco bovino para fitomassa verde da raiz, consequentemente a mesma tendência ocorreu para a fitomassa seca radicular do girassol. O esterco bovino potencializa o aumento nas características radiculares do girassol ornamental.Referências
BRUGINSK, D.H.; PISSAIA, A. Cobertura nitrogenada em girassol sob plantio direto na Palha: ii – morfologia da planta e partição de massa seca. Scientia Agraria, v.3, n.1-2, p.47-53, 2002.
BRAGA, C. de L. DOSES DE NITROGÊNIO NO DESENVOLVIMENTO DE GIRASSOL ORNAMENTAL (Helianthus annuus L.) DE VASO. Dissertação de Mestrado, Unesp – Campus de Botucatu, 2009.
BREDEMEIER, C.; MUNDSTOCK, C.M. Regulação da absorção e assimilação do nitrogênio nas plantas. Ciência Rural, Santa Maria, v.30, n.2, p.365-372, 2000.
CANTARELLA, H. Adubação e calagem do girassol. III Simpósio Nacional de Girassol. XV Reunião Nacional de Girassol. Ribeirão Preto. Out/2003 (CD ROM).
Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 2 de 2015
EPSTEIN, E.; BLOOM, A. J. Nutrição mineral de plantas: princípios e perspectivas. 2. ed. Londrina: Ed. Plantas, 2004. 403 p.
MALAVOLTA, E.; VITTI. G.S.; OLIVEIRA. S.A. Avaliação do estado nutricional das
plantas: princípios e aplicações. 2.ed. Piracicaba, POTAFOS, 1997. 319p.
TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 719p.