Caracterização da Macrofauna Artrópoda em Área de Reserva Florestal no Município de Lagoa Seca - Paraíba
Palavras-chave:
Coleoptera, Oleaginosas, Pielou, ShannonResumo
O conhecimento da mesofauna artrópoda presente em plantios é um dado importante para as práticas fitossanitárias, bem como para o manejo agroecológico edáfico. O objetivo da pesquisa foi quantificar a densidade e diversidade de grupos da comunidade de macrofauna artrópoda em duas áreas distintas cultivadas com mamona (Ricinus communis L.), pinhão manso (Jatropha curcas L.) em área de floresta. O trabalho foi conduzido no Sítio Imbaúba, no município de Lagoa Seca - PB. Utilizou-se armadilhas do tipo Provid, contendo 200 mL de uma solução de detergente a uma concentração de 10%. As armadilhas ficaram no campo por um período de doze dias, sendo realizadas cinco coletas sequenciais, com intervalo de três dias a cada coleta. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, cujos tratamentos corresponderam às áreas de cultivo de mamona, pinhão e uma área de borda de mata, com cinco repetições. Os grupos predominantes da mesofauna foram Hymenoptera, Arachnida, Isoptera e Coleóptera.Referências
AGUIAR, M. I.; OLIVEIRA, T. S.; ARAUJO FILHO, J. A. Fauna edáfica em sistemas agroflorestais e convencional no semi-árido cearense. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Aracaju. Anais... Aracaju: SBCS, 2006.
AQUINO, A. M. de. Fauna edáfica como bioindicadora da qualidade do solo. In: FERTBIO, Lages. Anais... Lages:SBCS, 2004.
BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Dinâmica e função da matéria orgânica. In: SANTOS, G. A.; CAMARGO, F. A. O. (Ed.). Fundamentos da matéria orgânica do solo: ecossistemas tropicais e subtropicais. Porto Alegre, Gênesis, 1999. p.9-26.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos. Sistema brasileiro de classificação dos solos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1999.
PASINI, A.; BENITO, N. P. Macrofauna do Solo em Agroecossistemas. In: FERTBIO, Lages. Anais... Lages: SBCS, 2004.