Utilização de Defensivos Alternativos no Combate da Lagarta na Cultura do Maracujazeiro Amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener)

Autores

  • Marcelo Pereira Cruz Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal da Paraíba.
  • Keith Ranny Pereira Cruz Universidade Federal de Campina Grande
  • Manoel Ricardo Andrade Júnior Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal da Paraíba.
  • Leogário Brito Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Defensivos naturais, Agroecologia, Controle de pragas

Resumo

O maracujazeiro é originário da América Tropical e seu uso principal está na alimentação humana na forma de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. Como em toda cultura, uma série de problemas agronômicos ocorrem no maracujazeiro. Uma alternativa de controle a esta situação é a produção de inseticidas orgânicos de baixa toxicidade para o ser humano. Nesse contexto o presente trabalho teve por objetivo verificar a eficiência do uso de técnicas agroecológicas no combate da lagarta do maracujazeiro amarelo. Observa-se que houve 100% na mortandade das lagartas pulverizadas com a manipueira. Já na aplicação do óleo de neem o resultado não foi de total eliminação da praga, mais mostrou uma considerável baixa na quantidade de lagartas existentes no inicio do tratamento. A utilização de defensivos orgânicos cada vez mais se mostra a melhor forma de proteger e melhorar a área agrícola, melhorando ainda mais a agricultura em todo mundo.

Referências

ANGELINI, M. R.; BOIÇA JÚNIOR, A. L.; PRIMIANO, G. S.; CHAG Aspectos biológicos de Dione juno juno (Cramer, 1779) (Lepidopte alimentada com diferentes genótipos de maracujazeiro. In: CONGRESSO DE ENTOMOLOGIA, 21., 2006b, Recife/PE. Resumos...CD-Room.

DE BORTOLI, S.A.; BUSOLI, A.C. Pragas do maracujazeiro. In: RUGGIERO, C. Maracujá. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1987. p.111-123.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)