Utilização de Canteiro Econômico como uma Tecnologia Alternativa para o Semiárido
Palavras-chave:
Canteiros econômicos, recursos hídricos e salinidadeResumo
A reduzida disponibilidade de água em várias regiões do Nordeste brasileiro tem inviabilizado a produção de hortaliças. No canteiro econômico são utilizados reduzidos volumes de águas utilizadas na irrigação o que proporciona diversos benefícios para as famílias de agricultores de base familiar. Este estudo teve como objetivo avaliar a produção e o desenvolvimento de coentro orgânico em canteiros econômicos, as variações da salinidade no solo ao longo do tempo e os volumes de água gasto em relação aos canteiros convencionais. O desenvolvimento e a produção da cultura do coentro foram satisfatórios; o consumo de água nos canteiros econômicos foi baixo (1,66 mm dia-1) quando comparado com os canteiros convencionais (4,33 mm dia-1); a salinidade do solo dos canteiros (em todas as unidades experimentais) cresceu consideravelmente durante o período experimental.Referências
AYERS, R. S. & WESTCOT D.W. A qualidade da água na agricultura; tradução de Gheyi, H.R. , Medeiros, J.F. e Damasceno, F.A V. Campina Grande, UFPB, 1991. 218p.
BUCKS, D. A.; SAMMIS, T. W. e DICKEY, G.L. Irrigação em terras áridas; Tradução Marinho, F.J.L. e Baracui, J.G.V. Campina Grande PB, UFPB, Dez de 1998.
Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 2 de 2015
FERREIRA, P. V. Estatística experimental aplicada à agronomia. Maceió: UFAL / EDUFAL / FUNDEPES. 1991. 437 p.
GOMES, F. P. Curso de estatística experimental. 8. Ed. São Paulo: Nobel. 1978. 430 p.
RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html>. Acesso em: 10 set. 1998.