Instituições, Pesquisadores e Agricultores: Relações Sociais e Profissionais Orientadas para a Construção Social do Mercado da Mandioca

Autores

  • Clarindo Aldo Lopes
  • Lia Maria Teixeira Oliveira

Palavras-chave:

sociologia econômica, construção social de mercados, agricultura familiar da mandioca, pesquisa social e revisão

Resumo

Neste ensaio são discutidas idéias sobre as ações sociais formadas entre instituições e agricultores. No tocante aos agricultores de mandioca, os laços estão fortalecidos em bases histórico-culturais e da identidade nacional dessa cultura. As ações entre grupos sociais têm as inovações tecnológicas e a produção orgânica como estratégias para a rede social da mandioca. Embora a mandioca seja reconhecida como de cultivo familiar, de pequenas e médias agroindústrias, a rede social se movimenta na construção de um mercado competitivo destinado à produção, consumo e processamento. Esta rede dispersa no território nacional é responsável pelas ações inovadoras que têm alterado a visão consolidada de cultura pouco atrativa no mercado para uma nova visão que incorpora a cultura moderna. A hipótese sustentada nesse trabalho compreende que as políticas públicas destinadas à agricultura familiar devem ser pautadas em visões econômicas não conservadoras, considerando economia e sociedade como mutuamente articuladas

Biografia do Autor

  • Clarindo Aldo Lopes
    Professor Associado II da UFRRJ/Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia; Dr. em Ciências, área de Fitotecnia em Agroecologia;
  • Lia Maria Teixeira Oliveira
    Professora Adjunta IV da UFRRJ/Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento, Educação Ambiental - GEPEADS no CNPq; Coordenadora do projeto Juventude Rural e quilombola CNPq/MDA e UFRRJ.

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Publicado

2009-12-31

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