Instituições, Pesquisadores e Agricultores: Relações Sociais e Profissionais Orientadas para a Construção Social do Mercado da Mandioca
Palavras-chave:
sociologia econômica, construção social de mercados, agricultura familiar da mandioca, pesquisa social e revisãoResumo
Neste ensaio são discutidas idéias sobre as ações sociais formadas entre instituições e agricultores. No tocante aos agricultores de mandioca, os laços estão fortalecidos em bases histórico-culturais e da identidade nacional dessa cultura. As ações entre grupos sociais têm as inovações tecnológicas e a produção orgânica como estratégias para a rede social da mandioca. Embora a mandioca seja reconhecida como de cultivo familiar, de pequenas e médias agroindústrias, a rede social se movimenta na construção de um mercado competitivo destinado à produção, consumo e processamento. Esta rede dispersa no território nacional é responsável pelas ações inovadoras que têm alterado a visão consolidada de cultura pouco atrativa no mercado para uma nova visão que incorpora a cultura moderna. A hipótese sustentada nesse trabalho compreende que as políticas públicas destinadas à agricultura familiar devem ser pautadas em visões econômicas não conservadoras, considerando economia e sociedade como mutuamente articuladasDownloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
6. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/Economia