065 - Levantamento e características dos cursos de agroecologia e a sua relação com a educação formal no Brasil

Autores

  • Diogo de Souza PINTO PPGEduc/UFRRJ
  • Sara Lima de ALMEIDA UFRRJ
  • Lilian Maria Paes de Carvalho RAMOS IM/UFRRJ
  • Lia Maria Teixeira OLIVEIRA IE/UFRRJ

Palavras-chave:

ensino técnico, formação superior, sustentabilidade, meio ambiente

Resumo

A criação de cursos de agroecologia tem sido palco de interesse de pesquisadores da área de educação formal, que tentam compreender seus processos e elos com os movimentos sociais e a agricultura familiar. Este artigo trata sobre um levantamento acerca destes cursos no Brasil e algumas de suas configurações. Atualmente são 111 cursos registrados no MEC, sendo 85 técnicos e 26 de nível superior. Os cursos apresentam certa diversidade que vai desde sua origem, perspectiva, modalidade até espaços formativos. A Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância são configurações identitárias da maior parte deles. A cultura popular atrelada ao saber científico é uma característica política e curricular marcante da maior parte dos cursos que tem origem nas propostas dos movimentos sociais

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Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos

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