Os Cursos de Agroecologia e Suas Possibilidades de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Autores

  • Diogo de Souza PINTO Professor do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ
  • Ronnier Carneiro da FROTA Graduando da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Depto. de Educação do Campo, Seropédica, RJ
  • Lia Maria Teixeira OLIVEIRA Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ
  • Lilian Maria Paes de Carvalho RAMOS Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Depto. de Educação e Sociedade, Nova Iguaçu, RJ

Palavras-chave:

Tecnólogo em agroecologia, educação, formação de professores.

Resumo

Na militância dos movimentos sociais e acadêmicos, em busca de uma formação que atenda as reais demandas sociais e produtivas do campo, configurou-se o movimento da agroecologia. Tal processo desencadeou uma disputa ideológica na formação profissional das ciências agrárias, resultando na criação de cursos de agroecologia de diferentes níveis. Foram pesquisados dois cursos em distintas Instituições públicas: UEMS e IFBaiano, com o objetivo de conhecer seus projetos, bem como a concepção de agroecologia e suas perspectivas. Na intenção de dialogar e de contribuir para reflexões sobre o processo histórico da agroecologia na educação e suas possibilidades de consolidar uma formação orientada para o fortalecimento da agricultura familiar. Considera-se que esses cursos devem ser orientados pela articulação com os movimentos do campo, que é onde se possibilita o acesso ao saber e a formação de quadros para atuar no desenvolvimento da agricultura familiar de base agroecológica.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

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