Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar através da Produção Ecológica inserida nos Processos de Recuperação Ambiental e Gestão da Paisagem

Autores

  • Fernando Back Universidade Federal de Santa Catarina
  • Abdon L. Schmitt F Universidade Federal de Santa Catarina
  • Felipe Francisco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jociel Surdi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle V. Alves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Pastoreio Voisin, Preservação Ambiental, Crescimento Sustentável.

Resumo

A viabilização do meio rural requer, principalmente, soluções integrais que envolvam a qualidade de vida no campo e a reversão dos fluxos migratórios. A produção intensiva de leite sob Pastoreio Voisin se apresenta como um sistema agroecológico, uma alternativa ao sistema convencional. Em 1998 o Grupo de Pastoreio Voisin-GPVoisin (ZOT/CCA/UFSC) foi estruturado como um Grupo de Extensão e Pesquisa com o objetivo de viabilizar as pequenas propriedades familiares através da implantação de projetos de produção animal agroecológica elaborados por de acadêmicos enquanto em processo de capacitação. Após a elaboração e implantação de mais de 570 projetos de Produção de Leite sob Pastoreio Voisin em propriedades de pequenos agricultores da Encosta da Serra Catarinense, o GPVoisin tem focado seu trabalho na recuperação ambiental e gestão da paisagem através da implantação de projetos de Voisin Silvipastoril em propriedades do entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, município de Paulo Lopes – SC. Cada propriedade é redesenhada de forma participativa envolvendo agricultores, acadêmicos, técnicos locais e professores. O planejamento se inicia com o inventários a campo, georeferenciamento com GPS, digitalização dos dados, e elaboração do mapa de uso atual. Em seguida é elaborado o Zoneamento Ambiental. Com as áreas da propriedade devidamente caracterizadas, é então elaborado o projeto de Voisin Silvipastoril, a recuperação das Áreas de Preservação Permanente, e a recuperação e uso da Reserva Legal. Na primeira fase do Programa foram elaborados e implantados 10 projetos com as respectivas Áreas de Preservação Permanentes isoladas e matas ciliares em recuperação. Este projeto tem viabilizado uma nova relação entre os pequenos produtores familiares do entorno das Unidade de Conservação, a atividade pecuária regenerativa, a recuperação do ecossistema local e a gestão da paisagem. O pequeno agricultor tem refletido sobre a relevância dos serviços ecossistêmicos e idealizado usos econômicos regenerativos, tanto para Sistemas Silvipastoris como para área de preservação permanente (AP) e reservas legais (RL). Um novo desenho de gestão do entorno do Parque tem sido construído.

Biografia do Autor

  • Fernando Back, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina; tecnico de capacitação do Grupo de Pastoreio Voisin - GPVoisin.
  • Abdon L. Schmitt F, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professor Ph.D. do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC.
  • Felipe Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina; Coordenador executivo do Grupo de Pastoreio Voisin - GPVoisin.
  • Jociel Surdi, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina; integrante do Grupo de Pastoreio Voisin - GPVoisin.
  • Giselle V. Alves, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina; Coordenadora executiva do Grupo de Pastoreio Voisin - GPVoisin.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)