10476 - Uma perspectiva de transformação social: educação do campo aliada a agroecologia

Autores

  • Tatiane Almeida Netto Universidade Federal de Santa Maria
  • Mirele Milani da Silva UFSM
  • Letícia Fátima de Azevedo UFSM
  • Laura Patrícia Scarton UFSM
  • Clayton Hillig UFSM
  • Ana Cécília Guedes UFSM

Palavras-chave:

educação popular, agroecologia, educação no campo, educação ambiental, cidadania.

Resumo

O presente trabalho descreve a vivência do projeto Arquitetos do Saber o qual tem como objetivo ações de educação ambiental, cidadania e agroecologia promovendo a possibilidade do ensino superior e da educação científica na história de vida dos estudantes do ensino fundamental. No desenvolvimento do Projeto utilizou-se do paradigma da educação popular e da ciência da agroecologia como processo contínuo de educação ambiental e construção de cidadania onde se prevê a educação como um processo de conscientização do aluno buscando a construção reflexiva e a autonomia do aluno num processo crítico e participativo, respeitando e utilizando o saber popular. O projeto proporcionou as crianças uma nova vivência, uma transformação não só em saberes, mas a perspectivas de novos horizontes, a utilização de práticas como educação ambiental, cidadania e agroecologia alicerçadas na educação popular permitiu a troca de saberes, o diálogo e a aproximação entre alunos e monitores.

Biografia do Autor

  • Tatiane Almeida Netto, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda no Program de Pós Graduação de Extensão Rural UFSM
  • Mirele Milani da Silva, UFSM
    Turismóloga, Mestranda PPGExR/UFSM
  • Letícia Fátima de Azevedo, UFSM
    Zootecnista, Mestranda PPGExR/UFSM
  • Laura Patrícia Scarton, UFSM
    Bióloga, Mestranda PPGExR/UFSM
  • Clayton Hillig, UFSM
    Professor adjunto do Depatamento de Educação Agrícola e Engenharia Rural/UFSM
  • Ana Cécília Guedes, UFSM
    Graduanda do Curso de Agronomia/UFSM

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>