12017 - Curso de agronomia com ênfase em Agroecologia e sistemas rurais sustentáveis – UFSCar/PRONERA/INCRA
Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultura Familiar, Pedagogia da Alternância, Agroecossistemas Sustentáveis.Resumo
Partindo-se do pressuposto que a educação é estratégica e determinante na concepção de um projeto de desenvolvimento, estruturou-se a proposta do curso de agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis, focado no atendimento e valorização da agricultura desenvolvida em assentamentos de reforma agrária do estado de São Paulo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos, estruturais e pedagógicos do curso de agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis, sediado na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. O trabalho foi desenvolvido com base na experiência dos autores que atuam ativamente como professores e monitores do curso. A proposta do curso busca oferecer qualificação profissional diferenciada que contemple a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e maior integração entre a UFSCar e o universo dos agricultores familiares assentados no estado de São Paulo. Como estratégia pedagógica o curso utiliza a Pedagogia da Alternância, tentando estabelecer o diálogo entre os conteúdos e práticas trabalhados nas disciplinas e o dia a dia do educando no assentamento. Com relação ao marco teórico e conceitual adotou-se a agroecologia, que pressupõe uma visão sistêmica e uma abordagem interdisciplinar do conhecimento focado na sua totalidade e complexidade de suas relações.Downloads
Publicado
2011-12-27
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia