Monitoramento participativo de sistemas agroflorestais através da mirmecofauna

Autores

  • Daniel Azevedo Mendes de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Fernando Silveira Franco Universidade Federal de São Carlos
  • Marcelo Nivert Schlindwein Universidade Federal de São Carlos
  • Cícero Santos Branco Universidade de São Paulo

Resumo

Sistemas agroflorestais são formas de uso do solo de baixo impacto ambiental, para a comprovação deste fato é necessário o monitoramento ambiental do sistema, para isto grupos biológicos podem ser utilizados entre eles destacam-se formigas, outra metodologia é a pesquisa participativa. O objetivo do presente trabalho é o de avaliar a possibilidade da utilização das formigas como indicadores do desenvolvimento de sistemas agroflorestais de forma participativa. A área do estuda foi um assentamento rural localizado no entorno da Floresta Nacional de Ipanema no município de Iperó, neste local foram selecionados cinco famílias de agricultores agroflorestais e aplicado uma entrevista semi-estrutada. Foi verificado com o trabalho que os agricultores tem a visão de que as formigas cortadeiras constituem um entrave no início da implantação do sistema agroflorestal, mas tende a amenizar com a evolução do sistema

Referências

FRANCO, F.S. Sistemas agroflorestais: uma contribuição para a conservação dos recursos naturais na Zona da Mata de Minas Gerais. 2000. 142 f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa. 2000.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2009. 658P.

JUNQUEIRA, A.C. O papel dos sistemas agroflorestais na recuperação da qualidade do solo no assentamento Sepé Tiarajú, SP, na percepção dos agricultores. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Agroeocologia e Desenvolvimento Rrural) – Centro de Ciências Agrárias – Universidade Federal de São Carlos. Araras, 2012.

OLIVEIRA, D.A.M. Mirmecofauna como bioindicador de agroecossistema: um estudo de caso em áreas de restauração florestal no vale do Ribeira, Sete Barras, SP. 2013. 51 p. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Centro de Ciências Agrárias – Universidade Federal de São Carlos. Araras, 2012.

SCHILINDWEIN, M.N. Fundamentos de ecologia para o turismo. 1. Ed. São Carlos: EdUFSCar, 2009. 113 p.(Série Apontamentos).

SILVA, I.C. Sistemas Agroflorestais: Conceitos e métodos. 1. ed. Itabuna: SBSAF, 2013. 308 p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>