Pedagogia da Alternância – A experiência do curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera)
Resumo
O relato de experiência tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos do curso de Agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba - SP. O curso teve início no ano de 2009 e encontra-se em andamento. Este trabalho foi desenvolvido com base na experiência dos autores que atuam como professores e mediadores do curso (monitores), nos referenciais teóricos da Agroecologia e na legislação em vigor. Verifica-se que curso tem procurado oferecer uma qualificação profissional diferenciada que contemple a interação entre as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, integrando o universo dos agricultores familiares assentados no Estado de São Paulo e a formação solidificada na ciência Agroecologia, por meio da adoção da Pedagogia da Alternância como uma proposta inovadora de ensino e aprendizagem.Referências
SILVA, L. H. Educação do campo e pedagogia da alternância: a experiência brasileira. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 5, jan/abr, 2007.
Downloads
Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências