13616 - Caminhos da Agroecologia na Alimentação Escolar: um olhar sobre os respectivos programas do Brasil e do México
Palavras-chave:
Sistemas agroalimentares, programas alimentares, DHAAResumo
Dentre os países que do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais compactuam, Brasil e México se utilizam de estratégias que envolvem programas de alimentação escolar para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada. Este trabalho objetiva discutir algumas diferenças e similitudes entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil e o Programa Desayuno Escolar no México, principalmente quanto às ações que, de alguma forma, se caracterize como um estímulo à produção e ao consumo de alimentos agroecológicos no ambiente escolar. Como metodologia lançou-se mão da técnica de pesquisa documental. Aponta-se que, ainda que possuam objetivos iniciais semelhantes, estes países diferem-se na execução de seus programas, demonstrando divergências na compreensão do direito à alimentação principalmente no que diz respeito ao tipo de alimentos ofertado e na sinergia com outras ações que avancem em práticas de produção de alimentos nos moldes agroecológicos.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar