14754 - Feira do produtor do município de Marau-RS: espaço de comercialização e potencial econômico da agricultura familiar no âmbito local

Autores

  • Katia Roso Universidade Federal do RS
  • Glauco Schultz Universidade Federal do RS
  • Elvis Wandscheer Universidade Federal do RS e Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Feiras, agricultura familiar, cadeias curtas

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos agricultores sobre a comercialização na feira do produtor no município de Marau-RS. As percepções dos feirantes possibilitou a compreensão de uma importante estratégia local de comercialização. A metodologia se deu através de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória. Foram realizadas entrevistas junto a 12 feirantes, 4 técnicos da Emater e 1 representante do poder público. Observou-se que os produtos comercializados são produzidos sem uso de aditivos químicos e direcionados aos produtos de cada época do ano. Em relação ao planejamento da produção, a mesma procura produzir o essencial para a venda, devido à perecibilidade dos produtos, fato que não permite estocagem. Quanto ao ambiente institucional e organizacional destacam-se principalmente a Emater, o Poder Público e as associações (Assuimar , Apimar e a Hortimar ). As conclusões permitiram identificar que a feira superou entraves e agregou valor aos produtos na comercialização.

Biografia do Autor

  • Katia Roso, Universidade Federal do RS
    Egressa do curso PLAGEDER
  • Glauco Schultz, Universidade Federal do RS
    Prof. da Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS Curso de Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPG-Agronegócios)
  • Elvis Wandscheer, Universidade Federal do RS e Universidade de Passo Fundo
    Doutorando em Geografia na UFRGS e Professor de Economia na UPF

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas