Relações com o Mercado e Legitimidade Institucional nas Organizações de Agricultura Orgânica do Sul do Brasil
Palavras-chave:
estratégias de marketing, valor agregado, agricultura orgânica, organizações de agricultores,Resumo
A agricultura orgânica oportuniza a revisão das relações de cooperação e de competitividade no agronegócio brasileiro, possibilitando, desta forma, o estabelecimento de um relativo equilíbrio de forças entre os agentes das cadeias produtivas de alimentos, por meio de estratégias associadas às mudanças nos padrões de consumo e da conscientização ecológica. Trata-se de uma proposta de revisão das formas de produção, onde a busca pelo desenvolvimento deverá ocorrer sem a destruição dos recursos naturais. O mercado de alimentos orgânicos está em fase de estruturação, caracterizando-se principalmente pela existência de uma grande diversidade de relações com o mercado. Este artigo apresenta o resultado do levantamento realizado junto a cinco organizações de agricultores nos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Esse levantamento teve como objetivo propiciar a análise das estratégias de marketing adotadas por esses agricultores e das oportunidades de agregação de valor aos seus produtos.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
6. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/Economia