Relações com o Mercado e Legitimidade Institucional nas Organizações de Agricultura Orgânica do Sul do Brasil

Autores

  • Glauco Schultz Univates

Palavras-chave:

estratégias de marketing, valor agregado, agricultura orgânica, organizações de agricultores,

Resumo

A agricultura orgânica oportuniza a revisão das relações de cooperação e de competitividade no agronegócio brasileiro, possibilitando, desta forma, o estabelecimento de um relativo equilíbrio de forças entre os agentes das cadeias produtivas de alimentos, por meio de estratégias associadas às mudanças nos padrões de consumo e da conscientização ecológica. Trata-se de uma proposta de revisão das formas de produção, onde a busca pelo desenvolvimento deverá ocorrer sem a destruição dos recursos naturais. O mercado de alimentos orgânicos está em fase de estruturação, caracterizando-se principalmente pela existência de uma grande diversidade de relações com o mercado. Este artigo apresenta o resultado do levantamento realizado junto a cinco organizações de agricultores nos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Esse levantamento teve como objetivo propiciar a análise das estratégias de marketing adotadas por esses agricultores e das oportunidades de agregação de valor aos seus produtos.

Biografia do Autor

  • Glauco Schultz, Univates
    Glauco Schultz, 37 anos, natural de Tapes/RS e residente em Encantado/RS. Técnico Agrícola, formado pela Escola Técnica em Agricultura – ETA, em Viamão (1985- 1987) e Engenheiro Agrícola, formado em 1994, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Entre os anos de 1999 e 2006 conclui o Mestrado e o Doutorado em Agronegócios, no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Gradução em Agronegócios tiveram como tema de pesquisa a agricultura orgânica. No Mestrado analisa as cadeias produtivas dos alimentos orgânicos na Região Metropolitana de Porto Alegre, buscando identificar as características da coordenação e os ambientes institucionais e organizacionais em que os atores dos sistemas de produção, industrialização e comercialização dos produtos orgânicos estão inseridos. Atualmente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Univesitário Univates, junto ao Centro de Gestão Organizacional e ao Programa de Pós – Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (Mestrado), na condição de Professor Adjunto com 40 horas semanais.

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Publicado

2009-12-31

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