Qual a origem das bebidas vegetais orgânicas disponíveis em três diferentes canais de comercialização de Porto Alegre?
Resumo
demanda por produtos orgânicos tem aumentado no Brasil e no mundo, reflexo da mudança de hábito alimentar de parte da população. O movimento orgânico busca aproximação entre quem produz e quem consome, entretanto, é crescente a comercialização de orgânicos em supermercados, com aumento na busca por produtos processados. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou verificar a origem das bebidas vegetais orgânicas disponíveis em alguns canais de comercialização de Porto Alegre - RS. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo exploratória, e na análise utilizou-se dados gerais coletados em lojas especializadas, cestas de produtos e amostrais de supermercados porto-alegrenses. Os resultados mostram que as lojas possuem maior variedade de produtos e de fabricantes, sendo estes predominantemente gaúchos. Nos supermercados, verificou-se menor variedade de produtos, enquanto nas cestas estão disponíveis para venda exclusivamente bebidas vegetais orgânicas de origem local (RS).Referências
BORGUINI, R. G.; MATTOS, F. L. Análise do Consumo de Alimentos Orgânicos no Brasil. In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2002; 28 – 31 julho; Passo Fundo; Brasília: SOBER, 2002.
DAROLT, M. R. O papel do consumidor no mercado de produtos orgânicos. Revista Agroecologia Hoje, Botucatu/SP. Ano II n. 7, p. 8-9. 2001.
FAO. Organic agriculture: what is this? Disponível em: < http://www.fao.org/organicag/oa-faq/oa-faq1/pt/>. Acesso em: 14 fev. 2015.
GOODMAN, D. DUPUIS, M. E., GOODMAN, M. K. Alternativefood networks: knowledge, practice and politics. London and New York, O Routlege, 2012.
KHATOUNIAN, C.A. A reconstrução ecológica da agricultura. Botucatu/SP. Agroecológica, 2001, p17-58.
PENTEADO, S.R. Introdução à Agricultura Orgânica – Normas e Técnicas de Cultivo. Campinas/SP. 110p. 2000.