A Mandala do Conhecimento Agroecológico: Reflexões Sobre Didática e Metodologia no Ensino Técnico em Agroecologia do CTUR, Seropédica-RJ.

Autores

  • Diogo de Souza PINTO Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédca, RJ
  • Catherine Alves COSTA Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédca, RJ
  • Ygor Ygor ARAÚJO Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédca, RJ
  • Matheus Pfaltzgraff Fonseca BARROS Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédca, RJ
  • Lucas Calixto CASTRO Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédca, RJ
  • Allyson Pains Silva SILVA Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédca, RJ

Palavras-chave:

juventude, ensino agrícola, pedagogia

Resumo

Com base nas demandas da formação profissional em agroecologia a discussão sobre o campo didático pedagógico é fundamental para refletirmos sobre os processos de ensino-aprendizagem que envolve uma abordagem relacionada aos princípios da educação em agroecologia. Neste presente trabalho apresentamos a proposta de um projeto na disciplina de culturas olerícolas do Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro. Consideramos que as metodologias utilizadas para integração da turma, bem como para a proposta de construção de conhecimentos dialogam com os anseios da juventude em busca de novas alternativas para construção deste. A horta mandala construída pela turma se apresenta como um espaço de busca por saberem empíricos e científicos, contemplando os conteúdos da disciplina.

Downloads

Publicado

2015-03-14

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)