Perfil dos Consumidores e Comercialização de Produtos Orgânicos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Produção orgânica, alimentos orgânicos, agricultura familiar, comercialização da produção.Resumo
Campo Grande é o município com maior população em Mato Grosso do Sul, com cerca de um milhão de habitantes, com boas perspectivas de comercialização e consumo de produtos orgânicos. Estudos nesse sentido ainda são incipientes para conhecer os potenciais consumidores e a potencialidade desse mercado. Nesse contexto, realizou-se a pesquisa com o objetivo de conhecer o perfil do consumidor de produtos orgânicos, seu consumo e a pré- disposição em consumi-los. A pesquisa foi desenvolvida nas feiras de produtos orgânicos com 30 entrevistados e 48 pessoas em um supermercado, durante os meses de setembro e outubro de 2010, os quais foram abordados e entrevistados aleatoriamente durante as compras, a partir de um roteiro semiestruturado composto por questões fechadas e abertas. A baixa quantidade de produtores certificados é entrave para aumentar a confiabilidade e a adesão de mais consumidores aos produtos orgânicos. A falta de incentivos governamentais para financiamentos, carência de técnicos qualificados e comprometidos no acompanhamento da produção, orientação insuficiente no controle de pragas e baixa interação com empresas que desenvolvem pesquisa agropecuária no estado, são alguns fatores que dificultam o desenvolvimento da agricultura orgânica na região de Campo Grande. Também a baixa divulgação dos produtos orgânicos, formas de transportes inadequados e preços mais altos praticados nesses produtos em relação aos convencionais também são entraves para o aumento desse consumo.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos