Análise da Percepção de Graduandos em Tecnologia em Agroecologia sobre sua Formação Extensionista
Palavras-chave:
Agroecologia, Discurso do sujeito coletivo, Desenvolvimento sustentável, Metodologias participativasResumo
Na busca de um desenvolvimento rural sustentável deve-se adotar como ações estratégicas na formação de novos agentes de assistência técnica e extensão rural de base agroecológica. O estudo de metodologias de intervenção e planos de ações que visam o empoderamento e a organização social são importantes ferramentas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho analisar a percepção de estudantes de graduação do curso de Tecnologia em Agroecologia sobre o seu papel enquanto agente extensionista. Para isso os estudantes desenvolveram uma demonstração técnica sobre manejo agroecológico fitossanitário e controle de plantas espontâneas. A atividade foi executada segundo as premissas do diagnóstico rural participativo (DRP). Para avaliar e percepção dos acadêmicos foi utilizado um questionário semi-estruturado, e analisados de acordo com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A realização da demonstração técnica foi de suma importância para apontar as principais dificuldades dos futuros agentes de ATER pública.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos