Análise da Percepção de Graduandos em Tecnologia em Agroecologia sobre sua Formação Extensionista

Autores

  • Jéssica Oliveira SOUZA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Glória de Dourados, MS,
  • Cleberton Correia SANTOS
  • Silvana da Silva DIAS
  • Emerson Machado CARVALHO
  • Mariely ABREU
  • Mayara Camila Soares SANTOS

Palavras-chave:

Agroecologia, Discurso do sujeito coletivo, Desenvolvimento sustentável, Metodologias participativas

Resumo

Na busca de um desenvolvimento rural sustentável deve-se adotar como ações estratégicas na formação de novos agentes de assistência técnica e extensão rural de base agroecológica. O estudo de metodologias de intervenção e planos de ações que visam o empoderamento e a organização social são importantes ferramentas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho analisar a percepção de estudantes de graduação do curso de Tecnologia em Agroecologia sobre o seu papel enquanto agente extensionista. Para isso os estudantes desenvolveram uma demonstração técnica sobre manejo agroecológico fitossanitário e controle de plantas espontâneas. A atividade foi executada segundo as premissas do diagnóstico rural participativo (DRP). Para avaliar e percepção dos acadêmicos foi utilizado um questionário semi-estruturado, e analisados de acordo com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A realização da demonstração técnica foi de suma importância para apontar as principais dificuldades dos futuros agentes de ATER pública.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

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