Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de agronomia com ênfase em agroecologia - UFSCAR/PRONERA

Autores

  • Paulo Rogério Lopes
  • Fernando Silveira Franco
  • Marcelo Nivert Schlindwein
  • Geralda Rosa Silva
  • Keila Cássia Santos Araújo

Palavras-chave:

Agroecologia, Sistemas rurais sustentáveis, Educação em Agroecologia

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante a disciplina de Gestão e Planejamento de Agroecossistemas, oferecida no último módulo do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia (UFSCar/PRONERA), com enfoque teórico em Agroecologia, processos educativos vinculados aos territórios locais, diagnóstico, avaliação e monitoramento das unidades produtivas camponesas dos assentamentos rurais e seu entorno. No Tempo Escola do curso privilegiaram-se os estudos e aprofundamentos bibliográficos, experimentações de campo realizadas no próprio campus da UFSCar e em um agroecossistema biodiverso. Dentre as principais atividades destacaram a construção e/ou adaptação participativa de indicadores de sustentabilidade e parâmetros de avaliação, elaborados por todos os educandos (as) do curso. As abordagens teóricas e práticas durante o Tempo Escola possibilitaram aos educandos (as) desenvolveram um excelente trabalho de diagnóstico participativo em suas comunidades.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>