A agroecologia no currículo do ensino médio: a experiência da Aitiara Escola do Campo, e seu entorno educativo no Bairro Demétria em Botucatu, SP
Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, agrofloresta, agricultura biodinâmicaResumo
O presente projeto teve por objetivo de oferecer aos estudantes do Décimo Primeiro ano da Escola Aitiara, uma atividade pedagógica complementar, em forma de oficinas teórico-práticas abordando temas de Agroecologia e da Agricultura Biodinâmica. Foi usado um programa composto de conteúdos que pudessem propiciar a reflexão de temas ligados à produção de alimentos e seus impactos socioambientais globais e locais. Também debates usando metodologias participativas com temas como feminismo, reforma agrária, políticas públicas e suas relações com a agroecologia. A partir disso, apontar propostas alternativas de sistemas de produção de base ecológica que foram trazidas com princípios teóricos e praticadas pela vivência, implantação e manejo de um Sistema Agroflorestal Biodinâmico, na área rural da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e realização práticas de manejo em áreas de produção agrícola biodinâmica certificada na região da escola, compondo assim um entorno educativo para os jovens.