Iniciação a docência na graduação: a monitoria nas disciplinas de agroecologia como processo emancipatório
Resumo
O desenvolvimento da monitoria nas disciplinas de Agroecologia I e Agroecologia II na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo objetivou propiciar aos graduandos a oportunidade de vivenciar experiências didático-pedagógicas na área da Agroecologia, criando condições para os discentes exercitarem os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares, estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à sistematização do trabalho docente, através da participação dos monitores em atividades curriculares, eventos, cursos de formação profissional e projetos de pesquisa relacionados com a Agroecologia e aos sistemas de produção de base ecológica, apresentando-se assim, a monitoria como uma atividade de caráter plenamente emancipatório com o potencial de capacitação de futuros docentes que atuaram na área da agroecologia.Referências
BALLA, J. V. Q.; MASSUKADO, L. M.; PIMENTEL, V. C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Rer. Bras. de Agroecologia, 14 p. 2014
MARTINS, I. M. L. Graduação: Desafios da formação acadêmica. In... A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidades e trajetórias. Coleção Pedagógica n. 9. SANTOS, M. M.; LINS; N; M. (organizadores), 2007, p.27-35
NUNES, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In... A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidades e trajetórias. Coleção Pedagógica n. 9. SANTOS, M. M.; LINS; N; M. (organizadores), 2007, p.45-57
PEREIRA, R. M.; MACIEL. P. R. C. A monitoria como processo de iniciação à docência. Anais... XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X. Curitiba – Paraná, 18 a 21 de julho de 2013. Disponível em: http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1742_1470_ID.pdf
SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 5ª Ed., Mensal, 2006