Educação, alimentação e saúde: revelando de forma lúdica a importância de uma alimentação saudável – Lagoa Seca, Paraíba.
Resumo
A educação em saúde deve ser construída pelo conjunto, família e escola, pois ambas tem seu papel fundamental na construção de um indivíduo. É na infância que muitos dos nossos hábitos são construídos, como os hábitos alimentares. E o sistema alimentar mundial apresenta características que contribuem para um círculo vicioso de Insegurança Alimentar. Este trabalho teve como objetivo realizar oficinas com crianças de uma Escola Municipal sobre alimentação saudável, e conscientizar sobre a importância da promoção da saúde humana e do meio ambiente, destacando a produção agroecológica de alimentos. As ações foram desenvolvidas no Campus II, da UEPB, zona rural de Lagoa Seca/PB, onde também está localizada a Escola. Destacamos a importância da continuidade desse trabalho na comunidade para uma maior conscientização sobre produção e consumo de alimentos saudáveis, e a diminuição nos índices de Insegurança Alimentar.Referências
ACCIOLY, Elizabeth. A escola como promotora da alimentação saudável. Vol. 2, Nº2. Rio de Janeiro, Revista Ciência em Tela, 2009. Net. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0209accioly.pdf> Acesso em: jul. 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saude. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Conceitos, ferramentas e vivências. GTZ, Salvador: 2007.
MALUF, R.S.; REIS, M.C.dos. Segurança alimentar e nutricional na perspectiva sistêmica. In: ROCHA, C. (org). Segurança alimentar e nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2013. Pp. 43-68.