Compartilhando saberes sobre alimentação com mulheres da Vila Florestal, Lagoa Seca/PB
Resumo
O objetivo deste trabalho foi orientar as mulheres da Comunidade da Vila Florestal, zona rural de Lagoa Seca/PB, para um melhor aproveitamento dos alimentos disponíveis, além de sensibilizá-las para o fortalecimento da Soberania Alimentar. Foram realizadas oficinas, usando uma metodologia participativa, no período de Abril a Julho de 2014, com as mulheres da Comunidade, no Campus II da UEPB. Os temas trabalhados foram: Segurança e soberania alimentar; Impactos dos agrotóxicos à saúde humana e ambiental; Alimentos Alternativos; Receitas regionais e Alimentos de baixo custo. Ao promovermos ações como estas, visando uma alimentação adequada e saudável, estimulamos a autonomia dessas mulheres, e o seu empoderamento como agentes multiplicadoras dentro da Comunidade.Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual das cantinas escolares saudáveis: promovendo a alimentação saudável – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, p. 1-56. 2010. Net. Disponível em:< http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_cantinas.pdf>. Acesso em 20 de Julho de 2014.
CAISAN. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Conselho de Direitos Humanos. Décima sexta sessão. Item 3 da agenda Promoção e proteção de todos os direitos humanos, direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, inclusive o direito ao desenvolvimento. Relatório apresentado pelo Relator Especial sobre direito à alimentação, Olivier de Schutter. Brasília, DF: MDS, 2012.
SANTOS, S.A et al. (In) Seguridad alimentaria en la comunidad de Vila Florestal - Lagoa Seca/PB/Brasil. In: IV Congreso Latinoamericano de Agroecología: Potenciación agroecológica de la pequeña agricultura para la soberanía alimentaria y la resiliencia frente al cambio climático y la crisis económica. Lima/Peru, 2013. (Libro de resumenes). p.122.