Espaços varejistas de comercialização de produtos orgânicos em Porto Alegre/RS
Resumo
O consumo de alimentos produzidos sem insumos químicos e agrotóxicos, oriundos de sistemas de produção orgânica, vem crescendo no Brasil e no mundo. Estes alimentos estão chegando ao mercado de diferentes formas. O presente trabalho visa demonstrar as principais formas de comercialização de produtos orgânicos em Porto Alegre, sejam os in natura ou os que tenham passado por algum processo de beneficiamento ou industrialização. Para isso, foram visitadas cinco feiras de produtos orgânicos, doze supermercados, trinta e três lojas especializadas, sete sites que comercializam os produtos online (cestas) e quinze restaurantes em Porto Alegre/RS. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, na primeira foram visitadas as feiras e na segunda os estabelecimentos comerciais. Os resultados demonstraram que uma maior oferta de alimentos orgânicos in natura nas feiras, enquanto que os industrializados são predominantes nos demais canais de comercialização e que a origem e quantidade dos produtos ofertados em cada canal variam consideravelmente.Referências
AZEVEDO, E. Alimentos Orgânicos: ampliando conceitos de saúde humana, ambiental e social. Tubarão: Unisul, 2005.
DAROLT, Moacyr R. D. Conexão Agroecológica. Londrina: IAPAR, 2012.
FONSECA, M. F. de A. C. A institucionalização dos mercados de orgânicos no mundo e no Brasil: uma interpretação. Tese de doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. UFRJ: Seropédica, 2005.
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html>. Acesso em: 10 set. 1998.