Agricultura orgânica: influências das relações com o mercado no processo de profissionalização dos agricultores

Autores

  • Glauco Schultz Armando Schultz e Cilda Sirlei Schultz

Resumo

As relações com o mercado, que são estabelecidas pelas organizações de agricultores, atualmente ocupam uma posição central nas discussões do denominado “movimento orgânico” no Brasil. As principais modificações, na conversão do sistema convencional para o orgânico, se apresentam nas relações técnico-produtivas, e, conseqüentemente, no sentido que é atribuído às atividades práticas da agricultura orgânica, modificando a realidade destes produtores rurais. O artigo aqui apresentado busca o entendimento das principais influências das relações de mercado sobre essa realidade. Para identificar tais influências, foram analisadas as percepções e significados atribuídos pelos agricultores às diferentes estratégias de comercialização adotadas. A análise foi feita utilizando os discursos dos agricultores sobre as suas relações com o mercado. Os resultados da pesquisa permitiram demonstrar que o mercado influencia a profissionalização dos agricultores a partir de referências que são construídas nas relações diretas com os consumidores (feiras). Palavras-chave: Agricultura orgânica. Relações com o mercado. Organizações de agricultores.

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Publicado

2007-09-28

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